O Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo surge por volta de 1981, como Instituição Particular de Solidariedade Social, (IPSS) sem fins lucrativos, por iniciativa da Fábrica da Igreja de Nogueira do Cravo (Comissão Fabriqueira), tendo em vista o exercício da ação social na prevenção e combate das situações de carência, exclusão social ou qualquer tipo de marginalização e ao mesmo tempo promover a integração comunitária e desenvolver atividades de apoio às famílias, infância, juventude, terceira idade, deficientes e toda a população necessitada, cujas necessidades naquela época eram muito importantes tendo em conta a crescente fenómeno da industrialização e abandono da atividade agrícola.
O Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo é, assim, uma Instituição Católica, com os seus valores assentes na Doutrina Social da Igreja e continua a ter como missão o apoio social a todas as faixas etárias da comunidade envolvente, quaisquer que sejam as suas crenças ou ideologias, com empenho na resolução dos seus problemas sociais.
Está registada na Direção Geral de Ação Social, como IPSS, desde 28 de Outubro de 1998, no livro nº 4 das Fundações e Instituições de Solidariedade Social.
A gestão do Centro Social e assegurada por uma Direção, em regime de voluntariado, composta por (5)cinco elementos : Presidente (Pároco), Vice-Presidente, Tesoureiro, Secretário e Vogal.
A Instituição tem um funcionamento orgânico coordenado por uma Diretora Técnica (Técnica de Serviço Social) e um quadro técnico composto por 1 Técnica de Serviço Social, 1 Educadora Social e Três Educadoras de Infância. Conta com mais 20 colaboradores, entre as quais 2 Administrativas, 2 Cozinheiras, 1 Ajudante de Cozinha, 6 Ajudantes de Ação Educativa, 6 Ajudantes Familiares e 3 Auxiliares de Serviços Gerais, num total de 26 pessoas.
Começou oficialmente o funcionamento em 1986 em instalações construídas de “raiz” para o efeito, para um Infantário com as respostas sociais de Creche e Pré-Escolar, às quais se juntou, pouco depois, o A.T.L..
Em 1992, fruto das necessidades emergentes foi criado o Centro de Dia, também em instalações próprias criadas para o efeito e, em meados de 2001, foi posto a funcionar o S. A. D.- Serviço de Apoio Domiciliário. Ainda em 2001 foi implementada a Resposta Social -“Atendimento / Acompanhamento Social”, com intervenção não só em Nogueira do Cravo mas ainda em mais três freguesias limítrofes (Pindelo, Macieira de Sarnes e, mais tarde, Vila Chã de S. Roque).
O Centro Social, desde há muitos anos, é ainda membro de “N. L. I.” do “R. S: I.” (Rendimento Social de Inserção) de Oliveira de Azeméis, faz parte também do Núcleo Executivo da “Rede Social” de Oliveira de Azeméis e a Diretora Técnica já foi Comissária da “Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Oliveira de Azeméis” com quem ainda a Instituição colabora.
A Instituição é também parte integrante da “C. S. F.” (Comissão Social de Freguesia da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo).
O Centro Social e Paroquial faz ainda o serviço da distribuição de géneros alimentares inicialmente designado “PCAAC” (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados) da Segurança Social de Aveiro, que posteriormente passou a designar-se “FEAC. Atualmente tem, a nomenclatura de “POAPMC” (Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas”.
Ainda nesta área, e desde 2013, tem o serviço de “Programa de Emergência Alimentar”- (Cantina Social) que é composto pelo fornecimento de refeições diárias a carenciados identificados e selecionados para o efeito.
Para além do todos os Serviços referenciados, o Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo tem estado sempre disponível para contribuir para a resolução dos problemas sociais que pontualmente se lhe deparam e sempre que Junta de Freguesia, Camara Municipal ou Segurança Social o solicitam.